GNR resgata mais 40 migrantes

Internacionais
Typography

A Unidade de Controlo Costeiro, através de militares destacados na ilha de Samos, no âmbito da missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), no dia 25 de outubro, detetou e resgatou 40 migrantes, numa zona a este da ilha de Samos - Grécia.

No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares da GNR detetaram uma embarcação de borracha, a 5 milhas náuticas da costa, com cerca de 6 metros e com excesso de lotação. De imediato, os militares da GNR intercetaram a embarcação, realizando o resgate de 40 pessoas, das quais 14 crianças, 14 mulheres, e 12 homens. De salientar que durante o transporte foram distribuídas águas e produtos alimentares, dado que os migrantes apresentavam sinais de hidratação deficitária. Foi ainda prestada assistência médica imediata, a todos os migrantes que apresentavam ferimentos ligeiros.

Durante o resgate, os migrantes foram colocados na embarcação portuguesa e transportados em segurança para o Porto de Pythagorio, sendo entregues às autoridades gregas.

Esta foi a terceira ação de resgate efetuada pela GNR no mar Egeu, no decorrer da presente semana, já que no dia 21 de outubro tinham sido resgatados 85 migrantes.

Só no presente ano de 2019, e até ao momento, a GNR efetuou mais de 1060 patrulhas, o que corresponde a cerca de 6500 horas de empenhamento, tendo detetado 260 embarcações e auxiliado aproximadamente 2650 migrantes.

Fonte: GNR-DCRPGNRResgate40Samos

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS